15.1.12

A Mecânica de Deus (Publicações Europa-América, 2009)

Como os Cientistas e os Engenheiros Entendem a Religião

No debate acalorado entre a ciência e a religião, é por vezes desconsiderado um facto interessante: muitos cientistas e engenheiros são católicos devotos. Como conjugam estas duas vertentes? O frei Guy Consolmagno, jesuíta e astrónomo do Vaticano, apresenta uma perspectiva que transcende as diferenças e realça as afinidades entre as visões científicas e teológicas do mundo.

Neste livro, o autor refere grandes vultos que partilham uma visão científica do mundo e são simultaneamente homens religiosos. Guy Consolmagno inclui reflexões filosóficas clássicas, as entrevistas que realizou a dezenas de cientistas e a sua visão da religião.

Numa escrita acessível, o autor demonstra que não só acredita em Deus como confere à ciência um lugar paralelo ao da religião na vida quotidiana. Esta obra oferece uma perspectiva interessante sobre a forma como os cientistas com um vasto saber tecnológico partilham crenças religiosas e simultaneamente elegem como objecto de estudo matérias empíricas por excelência.

Um novo olhar sobre a dicotomia ciência-religião
Guy Consolmagno é frade jesuíta e astrónomo no Vaticano, licenciado pelo MIT e pela Universidade do Arizona. É também um investigador conceituado cujas pesquisas se centram em meteoritos, asteróides e planetas anões. Se já teve a honra de dar o seu nome a um asteróide (4597 Consolmagno), foi também presidente da Divisão de Ciências Planetárias da Sociedade Americana de Astronomia.

Título original: God’s Mechanics
Tradução: Lucília Tibério
Colecção: Fórum da Ciência
Pp.: 256
Formato: 15,5 cm x 23 cm
ISBN: 978-972-1-06022-7
Data de Edição: Setembro de 2009

Sem comentários: