15.1.12

A Última Crise do Petróleo – O Manual de Sobrevivência para a Extinção Iminente do Homem do Petróleo (Publicações Europa-América, 2008)

Por cada barril de petróleo produzido, consumimos três.
A produção de petróleo encontra-se em queda em 60 países.
Provavelmente, durante a próxima década, a produção global de petróleo entrará em colapso — permanente.

Este pode muito bem ser o livro mais importante dos próximos cinquenta anos. Isto assumindo que a Humanidade consegue sobreviver tanto tempo. Drenando o fluxo vital da civilização industrial, o declínio terminal da produção de petróleo e de gás natural será responsável por uma crise mil vezes pior do que o terrorismo e tão urgente como as alterações climáticas. Os líderes mundiais sabem-no. Então, porque não somos informados?

A Última Crise do Petróleo – O Manual de Sobrevivência para a Extinção Iminente do Homem do Petróleo é o segredo que se esconde por detrás das crises no Iraque e no Irão, o motivo por que a nossa conta do gás não pára de aumentar, a base das negociatas secretas entre George W. Bush e Tony Blair, o gatilho do mais que provável colapso económico e a razão por que, muito em breve, poderá ter de se despedir das chaves do seu carro.

David Strahan explica como chegámos a este ponto crítico, como o silêncio dos Governos, das companhias petrolíferas e dos ambientalistas representa uma conspiração para nos manter às escuras, qual o seu significado em termos de política energética e o que podemos fazer para nos protegermos, e às nossas famílias, dos ataques da última crise do petróleo.

David Strahan é um jornalista de investigação premiado e realizador de documentários televisivos, especialista na análise de alguns dos temas mais importantes e difíceis do mundo dos negócios e da ciência. Ao longo dos últimos dez anos, tem colaborado extensivamente com a BBC (nomeadamente através dos programas Horizon e The Money Programme)

Título original: The Last Oil Shock
Tradução: Lucília Tibério
Colecção: Biblioteca das Ideias
Pp.: 352
Formato: 15,5 cm x 23 cm
ISBN: 978-972-1-05910-8
Data de Edição: Junho de 2008

Sem comentários: